A evolução do marketing digital e a nova tendência mundial: o inbound marketing

January 26, 2016     / / / /

inbound-marketing-reason

Em pouco tempo a internet tomou grandes proporções e passou a fazer parte da rotina diária das pessoas. Isso impulsionou o nascimento do marketing digital, uma estratégia adaptada ao novo mercado que se abria para a divulgação e a venda de produtos e serviços.

Uma solução para chegar até a grande massa de pessoas que agora estava online, pesquisando pelo que queriam antes de efetuar um negócio ou realizar uma compra.

Mas desde sua origem, muita coisa mudou. A internet cresceu ainda mais, segundo dados do IBGE, atualmente, metade dos brasileiros está conectado à internet e, com esse crescimento, o marketing digital não só se fixou como evoluiu muito.

As evoluções do marketing digital

O principal impulsionador para a evolução do marketing digital tem sido a mudança nos hábitos e comportamento do público. O marketing digital, que no seu início trabalhava as ações para a massa em um todo, tem se modificado e cada vez mais buscado trabalhar uma linguagem específica para um público-alvo bem definido.

Isso porque as pessoas se cansaram de um marketing interruptivo, que enchia sua caixa de e-mails marketing, ou pior, que ligava com frequência oferecendo produtos e serviços nos quais elas não tinham interesse.

A internet deu mais autonomia e liberdade para as pessoas, mas também as encheu de todo tipo de informação, por isso a decisão do que ler ou do que comprar está mais do que nunca nas mãos do público. E um marketing interruptivo passou a afastar as pessoas, por isso o marketing digital tem evoluído para uma estratégia personalizada, com foco em atrair as pessoas e em conversar com uma persona bem definida.

Em outras palavras, a evolução do marketing digital (http://inbound.grupoipub.com.br/marketing-digital) o levou a conversar com uma pequena parcela da população e não mais com a massa em um todo, as pessoas precisam gostar de suas ações de marketing e não se incomodar com elas.

Então é preciso um público-alvo muito específico para se trabalhar de forma eficiente, utilizando a linguagem correta e as ações pensadas nas necessidades dessas pessoas, só assim cria-se uma relação com esse público e há um real resultado.

A nova tendência mundial: conheça o Inbound marketing

A partir dessa evolução do marketing digital, surgiu o que vem sendo chamado de o “novo marketing”, a estratégia de inbound marketing, que tem como base a atração de público alvo através da personalização de conteúdo.

O inbound surgiu nos Estados Unidos, conquistou as empresas norte-americanas e tem ganhado força no Brasil nos últimos 3 anos. Com um planejamento que engloba as principais ações de marketing online e que possui como objetivo encantar as pessoas, colocando o potencial cliente no centro de tudo, a estratégia se baseia na persona da empresa, compreende os estágios de compra pelo qual a pessoa passa e busca informar e educar primeiro, para converter em vendas no momento ideal.

Fonte: Revista Exame

  /